top of page
Buscar

Fisioterapia no AVC tardio tem benefícios?

  • Foto do escritor: Fernanda Botta
    Fernanda Botta
  • 20 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de jun. de 2023

Depois de algum tempo de AVC, parece que a recuperação vai se tornando cada vez mais lenta, não é mesmo? Os ganhos se tornam menos visíveis, no entanto, eles ainda existem! Isso porque, apesar de muitos profissionais de saúde ainda dizerem que há melhora apenas nos primeiros 3 meses pós AVC, isso não é verdade.


Os primeiros 90 dias após AVC são realmente fundamentais para a recuperação. Este é um momento que o cérebro, que sofreu um “nocaute”, está se reorganizando e chamamos isso de neuroplasticidade cerebral (e por isso nessa fase é tão importante estar acompanhado por profissionais especializados).


Mas dizer que a recuperação acaba após 90 dias é sim uma grande mentira.


A verdade é que é possível sim continuar melhorando mesmo depois de muitos anos após o AVC e fazemos isso frequentemente com nossos pacientes aqui na Próximos Passos, meu consultório de fisioterapia especializado localizado na Vila Mariana.


É claro que nessa fase que chamamos de “crônica” os ganhos ocorrem mais lentamente, mas a neuroplasticidade é uma capacidade intrínseca do nosso cérebro que nos permite aprender e reaprender habilidades ao longo de toda vida.


No entanto, para que a gente tenha benefícios com a fisioterapia em fases mais tardias após o AVC, é preciso continuar treinando as tarefas que gostaria de melhorar da maneira adequada e de forma intensa e frequente.


E é preciso muito treino pois como a circuitaria cerebral já pode estar bastante acostumada a fazer as tarefas com o lado menos acometido pelo AVC, precisamos quebrar esse padrão patológico de se movimentar e dar condições para que padrões mais adequados sejam realizados.


Com o auxílio de uma profissional especializada em AVC como a que você encontrará aqui na Próximos Passos Fisioterapia, você pode sim potencializar a sua recuperação pós AVC, mesmo depois de anos dele ter acontecido.


Para isso é preciso uma avaliação detalhada para identificar as queixas principais relacionadas as tarefas dos dia a dia e as potencialidades. A partir da avaliação, trabalharemos juntos para que, com muito treino, a gente possa estimular o cérebro a se recuperar na direção certa para que você consiga alcançar seus objetivos mesmo depois de muitos anos de AVC.


Tem interesse em ser acompanhado por uma fisioterapeuta neurológica especialista em AVC e alcançar benefícios mesmo em fases mais tardias? Entre em contato através do WhatsApp (11) 94423-8751 e venha dar o Próximo Passo no seu tratamento.


Com carinho,

Fernanda Botta

Fisioterapeuta

CREFITO-3/192115-F



bottom of page