top of page
Buscar

Quais problemas a doença de Parkinson pode causar?

  • Foto do escritor: Fernanda Botta
    Fernanda Botta
  • 1 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

A doença de Parkinson é conhecida como a "doença do tremor", mas além desse famoso sintoma, ela pode ocasionar muitos problemas na vida de quem a tem.


Os problemas mais conhecidos (e aqueles que eu sempre comento por aqui) são os relacionados a dificuldades de mobilidade, equilíbrio e marcha (relacionados a instabilidade postural, um dos quatro sinais cardinais da Doença de Parkinson). Andar mais devagar, sentir-se inseguro, ter quedas (que podem ser frequentes), ter dificuldades para virar na cama, para se levantar do sofá/vaso sanitário são características da doença de Parkinson, principalmente da fase intermediária para frente, e é o que chamamos de parte visível do iceberg, exatamente por serem alterações que são notáveis a olho nu. As dificuldades estão lá!


No entanto, existem muitos outros problemas que a doença de Parkinson podem ocasionar que não são tão visíveis e que podem impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas que convivem com eles. Isso é, são os problemas que estão "submersos" e que compõem a parte escondida do iceberg.


Você quer saber quais são eles? Então leia esse texto até o final.


SONO: pesadelos muito vívidos e dificuldades para dormir ao longo da noite são frequentes e podem acarretar em uma grave sonolência diurna.

DORES: podem ser muito incapacitantes e causar desconfortos como queimação, formigamento, caimbras, que pioram na fase OFF do remédio.

PROBLEMAS URINÁRIOS: ocasionando dificuldade para segurar o xixi, muitas vezes sendo necessário o uso de absorventes ou fraldas.

PROBLEMAS INTESTINAIS: a prisão de ventre é muito comum em pessoas com doença de Parkinson e pode estar presente desde muitos anos antes do diagnóstico. A pessoa com Parkinson pode ficar muitos dias sem evacuar e precisar tomar medicações. Além disso, a constipação atrapalha consideravelmente a absorção do Prolopa.

TONTURAS AO SE LEVANTAR: ocasionando a sensação de que vai desmaiar, com sensação de cabeça vazia ao se levantar.

FADIGA: sensação de canseira ou fraqueza, que pode ou não incapacitar a pessoa com Parkinson a fazer as tarefas do dia a dia.

ALTERAÇÕES DE FALA E DEGLUTIÇÃO: redução no volume da voz, dificuldade em articular palavras, problemas para mastigar e engolir, que devem ser acompanhados de perto pelo profissional capacitado.

EXCESSO DE SALIVA: pode ocorrer tanto acordado, podendo ser necessário o uso de lenços para limpar a boca, quanto durante a noite.

DIFICULDADES NA REALIZAÇÃO DE TAREFAS DO DIA A DIA: como servir os próprios alimentos, comer, vestir, escovar os dentes, fazer a barba, tomar banho.

Todas essas dificuldades podem e devem ser acompanhadas por profissionais de saúde. Isso ajuda a manter a qualidade de vida de quem convive com a doença de Parkinson.


Você gostaria que eu analise gratuitamente como você está em relação a doença de Parkinson e lhe indique quais tratamentos são essenciais para você? Preencha este formulário: https://forms.gle/gr7iyNWoPfeFk3Zf6 e receberá no seu WhatsApp um dossiê completo sobre o seu tratamento para a doença de Parkinson e formas de otimizá-lo.


Não se esqueça: Parkinson não tem cura, mas tem tratamento.


Aguardo suas respostas.

Um abraço,


Fernanda Botta.





 
 
 

Comments


bottom of page